Yvonne Miller nasceu em 1985 na Alemanha, mas prefere o calor do Nordeste brasileiro, onde mora desde 2017. Cronista e contista, tem textos publicados em várias antologias e é uma das organizadoras e coautoras da coletânea de contos cearenses Quando a maré encher (Mirada, 2021). Pela Aboio, publicou Deus criou primeiro um tatu – Crônicas da Mata (Aboio, 2022).
— Ah, não acredito!
O tom de voz indicava coisa ruim e me fez abandonar a preparação do café da manhã. Saí da cozinha. Larissa estava sentada no sofá, olhando para o celular, consternada.
— O que foi?
— Roubaram o Príncipe.
— Como assim? De dentro de casa?
— Não, parece que estava brincando na rua com uns amigos. Chegou uma Pampa, desceram dois caras, já com corda e tudo, botaram ele na caçamba e levaram. Os amigos ainda correram atrás…
— Nossa, seu irmão deve estar arrasado.
— Ele disse que vai pra delegacia agora.
Nessa hora já estava circulando pelas redes sociais o vídeo do sequestro. A câmera de segurança da vizinha tinha gravado a cena toda. De péssima qualidade, não dava pra ver nem a placa nem o rosto dos homens. No entanto, foi útil, e se não ajudou para desvendar um crime, ajudou para revelar um mal-entendido.
No fim das contas, tudo ficou esclarecido e nem precisou de delegacia: os dois homens estavam voltando pra casa quando, numa rua afastada do centro, se depararam com um Golden bonitão sem coleira no meio de um monte de vira-lata. Pensaram que tivesse fugido, se perdido, enfim. Um deles, então, resolveu levar pra casa e, uma vez resgatado o cachorro, postar uma foto nas redes sociais para achar o dono. Dito e feito. Mas foi só abrir o Instagram para fazer a postagem, que passou pela timeline dele o vídeo do suposto crime. Levou um baita susto. Por coincidência, quem havia postado era um conhecido dele; mil anos atrás tinham estudado na mesma escola.
Meia hora depois, meu cunhado estava indo lá. Quando voltou, mandou um áudio pra Larissa: estava tudo bem, já estavam de volta em casa e veja só, no meio dessa aventura toda o Príncipe até arrumou uma namorada. Acontece que o ex-colega da escola também tem uma Golden e já estão fazendo planos para, no próximo cio, cruzar os dois.
Parece que a família real vai crescer.
Fortaleza, agosto de 2023
Desenho de Ariyoshi Kondo.